quarta-feira, 24 de março de 2010

Preso por ter cão e preso por não ter

Se o CJ da Federação tivesse aplicado 8 meses de suspensão a Kung-fHulk e Sopaponaru, o FCP estaria indignado.

Se o CJ da Federação tivesse mantido os 4 meses de suspensão, o FCP estaria indignado.

Como o CJ da Federação praticamente absolveu os jogadores... o FCP está indignado.

No meio disto tudo o que me chateia é associarem este facto à circunstância do Benfica (ou o Braga) vir a ser campeão.

PS- claro que é chato que um erro de justiça, a existir* tenha inviabilizado que jogadores internacionais tivessem podido jogar. Mas sempre houve erros de justiça, como por exemplo presos por homicídio que anos mais tarde são libertados ao se descobrir novas provas.

*a redução da pena resulta duma technicality legal, de considerar que os seguranças são equiparados a espectadores e não agentes desportivos. Ora como agentes desportivos aquela era a pena, bolas!!, num regulamento aprovado pelo FCP, com abstenção do SLB. Se os stewards não são agentes desportivos, a pena é mais ligeira. Porque é que se demorou tanto tempo a chegar a uma e depois a outra conclusão é que não percebo. Mas o que o FCP tem é de pugnar por uma justiça rápida. O que por outro lado, noutras circunstancias não convém, como no ano em que o Porto esteve para não ir à Champions. Com legalismos e manobras de atraso, a UEFA não tinha razões em tempo util para excluir o FCP, o que teria feito se a justiça desportiva na altura tivesse sido rápida.

PPS- Claro que ninguém vem dizer agora, como nunca ninguém disse, que eles foram culpados de agressão a pessoas e que sendo jogadores profissionais de futebol, têm a obrigação de conhecer as regras, não respondendo à violência nem a provocações. Eles é que criaram esta situação, não o contrário.

PPPS- Nos anos anteriores, mesmo que o FCP tivesse sido beneficiado pelos árbitros, o que foi notório é que acabava por ser a melhor equipa. Logo nunca se falava de injustiça quando o Porto ganhava os campeonatos. Espero que agora ninguém venha a pôr em causa a justeza da vitória do Benfica ou do Braga, que seriam qualquer um deles um justo campeão (no caso do Braga essa justiça por ex até poderia meramente advir de ter 2 resultados positivos com o SLB e de depois, nos outros jogos, ter estratégias de gestão de resultados eficazes, como se vêm nas vitórias tangenciais que normalmente consegue).

2 comentários:

lc disse...

Mas E precisamente no teu ponto final que isto tudo assenta: nas vitorias morais. Tu podes pensar assim mas ha muita gente no Benfica e no Sporting que em anos anteriores clamavam da injustica de o FCP ser sempre beneficiado e os outros sempre prejudicados, pelo q a vitoria do FCP nao era merecida. Era a vitoria moral "se nao fossem estas jogadas de bastidores do fcp, nOs E que seriamos campeoes.". Pois bem, chegou a ver do FCP fazer o mesmo.

AD disse...

Há um factor que contudo é relevante (e que se pode aplicar na mesma ao Benfica, se houver a tentação de seguir pela "via tortuosa" de PdC, major Valentim & companhia limitada): quando uma equipa é beneficiada, isso pode potenciar retornos extra, por ex. ida à Champions, jogadores mais valorizados, etc. Por isso, há um efeito pernicioso que pode ter-se originado por ex há muitos anos atrás, e cujos frutos (derivado por exº à fruta, ganhar vantagem num ano, comprar bons jogadores, etc) só são colhidos nos anos mais à frente.