segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nao ha mais sombras na seleccao

Tal como o Scolari demonstrou, a seleccao nacional nao E apenas um conjunto de 23 jogadores de elite. A seleccao nacional E tambem o seleccionador, a equipa tecnica, a federacao e todos os portugueses que vivem cada jogo que a equipa de todos nos faz de mao no coracao.
.
Esta seleccao das Quinas E uma seleccao fundamentalmente diferente de todas as anteriores num aspecto crucial: esta seleccao libertou-se finalmente da sombra que a assombrou durante quase duas decadas. A sombra de Carlos Queiroz. Durante quase duas decadas, a seleccao nacional viveu um fado de conquistas falhadas de uma equipa composta pelo melhor conjunto de jogadores do futebol europeu (the so-called geracao de ouro) que ficara orfa de um D. Sebastiao que de longe prometia uma realidade diferente. "Se o Carlos Queiroz tivesse continuado, esta malta ja teria ganho tudo". E assim, durante anos a fio, nunca foi possivel imaginar uma seleccao campea sem imaginar a injustiCa que tal vitoria representaria para Carlos Queiroz. Nem mesmo com Scolari isso seria possivel ... ele nao merecia tal gloria.
.
E um belo dia D. Sebastiao regressou ... e a realidade revelou-se realmente diferente ... and we all got over it.
.
A seleccao das Quinas estA finalmente preparada mentalmente para ser campea. Se for, serA deles, serA nossa, nao serA de mais ninguem. Como seleccao somos tao bons como a geracao de ouro, somos tao bons como a geracao seguinte, e somos tao bons como os espanhois, os alemaes, os checos e os demais. E podemos ganhar ou perder, como qualquer outra seleccao. So que desta vez, finalmente, nao falta ninguem. Desta vez a seleccao nacional estA completa. Estamos finalmente a jogar com "onze" de inicio. Podemos nao ganhar, mas isto faz toda a diferenca do mundo.

Sem comentários: