quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Liga dos Cogumelos - mais do mesmo

O anuncio dos grupos feito hoje E com toda certeza um dos momentos mais aguardados da época futebolística. E, como sempre, muitos dos comentários de managers e outros representantes são tao delirantes que mais parecem motivadas pelo $$ que esperam ver entrar (ou não) do que pela possibilidade de poderem competir ao mais alto nível. Curiosamente, talvez para alimentar esse delírio, o Mister Platini veio hoje anunciar o reforço dos prémios da dita competição. E ve-los todos a salivar!! Com a brutalidade de $$ que circula na Liga dos Campeões da UEFA nao admira que o pessoal ande todo "high" como se andassem a tomar drunfos ou a comer cogumelos apanhados no jardim.
.
Olhando para os grupos, não deixei de notar a sensação de que ao FC Porto voltaram a sair os "mesmos" do costume. Uma consulta rápida ao Wikipedia (essa ferramenta completamente desconhecida do Jornal Abola ...) revelou o seguinte:
.
Entre 2011 e 2015, todos os anos saiu sempre pelo menos uma destas três equipas ao FCP:
Dinamo de Kiev (2), Zenit (2), Donestk (2).
.
Alargando ao periodo 2009-2015, vemos o Chelsea (2) e o Atletico Madrid (2) e o Apoel (2).
.
Este comportamento algo repetitivo E totalmente diferente daquilo que se viu no periodo 2003-2008, onde os amigos de viagem então eram frequentemente os seguintes:
Marselha (2), CSKA (2) e Arsenal (2).
Tirando 2005-2006, em todos os anos deste período o FCP defrontou pelo menos uma destas 3 equipas na fase grupos.
.
Durante 2003-2015 tem havido outros adversários, incluindo Real Madrid, Partizan, Inter, Rangers, Liverpool, Besiktas (e outros) ... mas o facto E que em dois períodos distintos (antes-ate e depois de 2008), o FCPorto tem sempre pelo menos um adversário com quem jogou nos 2 ou 3 anos anteriores.
.
Ha equipas, maiores ou menores, com quem o FCP nunca jogou. E depois ha equipas, como Chelsea e Dinamo de Kiev com quem o FCPorto joga frequentemente, nestes casos 3 vezes nos últimos 12 anos.
.
Curioso.

Sem comentários: