sexta-feira, 29 de março de 2019

Baboseiras do costume


What the hell do I know ... mas aqui vai.

Isto são baboseiras escritas pelas mãos da ignorância. Ignorância que nao entende os conceitos, as relações entre conceitos, e as diferenças entre conceitos como talento, habilidade, realização e esforço. Habilidade = talento x esforço; realização = habilidade x esforço.

Talento não é tudo. Para os over-achievers, o factor mais importante é esforço dedicado ao longo do tempo para desenvolver uma habilidade. In the long run, para o resultado final, esforço dedicado conta muito mais que talento. Messi desenvolveu uma habilidade tremenda com a bola porque sabe trabalhar muito bem. 

Os relatos mais recentes dos colegas de equipa de Messi, por exemplo, poem em evidência o quão bom ele trabalha nos treinos. “É incrível aquilo que ele faz nos treinos”, dizem. São vários os relatos.  

There is a lot to unpack here but ... pessoal que apenas sabe compor cartas de amor cego so ajudam a perpetuar mitos onde eles não existem. 

Como sociedade, dizemos sempre que damos mais valor aqueles que dão no duro, the so-called hard workers. Uma hipocrisia. Porque na realidade ha esta tendência para preferir e adorar aquilo que parece mágico, que surge sem aparente esforço, porque isso não so alimenta a criança que existe em nos mas também retira-nos a responsabilidade de realizar uma análise séria sobre o que de facto está por detrás do truque de magia. 

No fundo, esta carta de amor é essencialmente um exercício de ignorância e preguiça. 

sábado, 9 de março de 2019

Respeito pelo adversário e conhecimento de tradições e historia

A eliminação da AS Roma da liga dos campeões pelo FC Porto era um resultado algo previsível, com a AS Roma a partir em desvantagem logo que decidiram menosprezar e subestimar o adversário, isto a avaliar pelas declarações do Lorenzo Pellegrini proferidas ainda em Fevereiro. Pelos vistos, a equipa italiana não notou que o FC Porto foi a melhor equipa da fase de grupos nesta edição da liga dos campeões, e pelos vistos não sabem da notável tradição e historia do FC Porto nas competições Europeias. Por alguma razão, a AS Roma assumiu que lhes tinha saído o brinde e que tinham pela frente um adversário fácil. Talvez por ser uma equipa Portuguesa, ou talvez pelo FC Porto não ter os orçamentos, as estrelas, ou a projecção de clubes bilionários como o Manchester City ou o PSG ou o Liverpool ou o Real Madrid. Nem mesmo o Marcano foi capaz de corrigir a percepção errada dos novos colegas. Na realidade, dos clubes que este ano chegaram aos oitavos de final, o FC Porto estA longe de ser a equipa teoricamente mais fraca, se pensarmos em termos de resultados alcançados nas competições europeias. Destas 16 equipas, se atribuirmos 1 ponto por cada taCa UEFA ganha e 2 pontos por cada Liga dos Campeões conquistada, o ranking E o seguinte:
1 - Real Madrid: 2x1 + 13x2 = 28
2 - Liverpool: 3x1 + 5x2 = 13
3 - Bayern M: 1x1 + 5x2 = 11
4 - Barcelona: 0x1 + 5x2 = 10
5 - Ajax: 1x1 + 4x2 = 9
6 - Juventus: 3x1 + 2x2 = 7
7 - Man. United: 1x1 + 3x2 = 7 (ganhou menos uma final que a Juventus)
8 - FC Porto: 2x1 + 2x2 = 6
9 - Atl. Madrid: 3x1 + 0x2 = 3
10 - Tottenham: 2x1 + 0x2 = 2
11 - Dortmund: 0x1 + 1x2 = 2 (ganhou menos uma final que o Tottenham)
12 - Schalke 04: 1x1 + 0x2 = 1
13 - no entry
14 - no entry
15 - no entry
16 - LAST of the 16; Man. City; PSG; Lyon; AS Roma: 0 

Caro Lorenzo Pellegrini, e restantes elementos da AS Roma, aqui tens um pouco de educação baseado em dados mais objectivos que o "feeling" que exprimiste: o FC Porto, membro da parte superior desta tabela, E na realidade uma equipa top, top. E a AS Roma E uma equipa flop, flop. Tal qual foi confirmado esta semana. E os orçamentos do City, e as estrelas do PSG, de pouco ou nada valem. Para a próxima, respeita o adversário e procura saber que tradição e experiencia tEm as equipas que vais defrontar.