segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Regresso ao futuro.

Quando eu era miúdo, lembro-me de ler um livro sobre o mundo futuro onde o autor especulava sobre os efeitos que os avanços tecnológicos teriam sobre a nossa vida quotidiana. Era um mundo lindo! O horário semanal de trabalho passaria das 45 horas para as 25 ou 30 horas, e toda a gente teria imenso tempo livre para se dedicar ao descanso, A familia, aos hobbies, As artes, e aos passeios com o Ruf-Ruf. E a tecnologia iria facilitar-nos a vida de uma forma tao dramática que tudo seria fácil e sem esforço. Acabavam-se as perdas de tempo!!!
.
Passados quase 30 anos, estou de regresso ao futuro. Viajei, em tempo real, ate ao momento presente e decidi relatar, através desta capsula do tempo que E o Bolague, aquilo que encontrei. Como observo, houve de facto uma evolução tecnológica brutal. Mas os horários semanais de trabalho não passaram a ser de 25 horas. A minha volta vejo cada vez menos pessoas empregadas que trabalham um horário semanal cada vez mais longo, muitas vezes acima das 60 ou 70 horas semanais. Talvez a media das horas de trabalho de toda a população em idade activa (tanto empregados como desempregados) seja de 25 horas semanais. Talvez ... E vejo que os ordenados estagnaram ha ja pelo menos 15 anos. Os mesmos ordenados por 50% mais de trabalho!! Mas as empresas "continuam" a sofrer ... a economia continua a sofrer. Não ha dinheiro. Ta difícil. E vejo os entendidos na matéria explicar aos demais leigos que isto podia estar bem pior se não fossem as benditas melhorias tecnológicas ... que produziram significativos ganhos de produtividade. A tecnologia salvou-nos do dumping levado a cabo pelas sweatshops do terceiro mundo. Mas qual terceiro mundo?? E quais ganhos de produtividade? Aqueles ganhos introduzidos pela "tecnologia" do emprego precário que procura manter o nível de desemprego elevado de modo a pressionar para baixo o preço da mão de obra, ao mesmo tempo que usa a precariedade do emprego para obrigar o pessoal com a (?) sorte de ter emprego a trabalhar cada vez mais?
.
E a tecnologia veio ajudar? A serio??!! Ainda alguém acredita nisto? Cada vez mais, muita da tecnologia revela-se uma perda de tempo. Ler, responder, apagar, e gerir uma torrente diária de emails. Seguir e actualizar um numero crescente de "contas" on-line, aprender novas versões do Windows (duns palermas que acham graça estarem sempre a mudar o sitio de tudo), aprender a usar novas versões iOS (a versão simples estava tao bem ...), instalar quinhentos updates por semana, aprender novos procedimentos e novas ferramentas informáticas de gestão de trabalho, completar um numero crescente de certificações de trabalho ... e ainda ter que trabalhar em múltiplos projectos, e fazer o trabalho de 3 ou quatro pessoas, e ainda ter que realizar acções de voluntariado em nome da empresa ...
.
E o pessoal aceita isto sem reclamar. Va la que ha um ou outro que reclama da frustração ... mas a maioria age como se isto fosse normal. Normal. Convencidos que vamos conseguir manter este ritmo. Mas isto não E normal. Ha aqui muita coisa de errada!!!
.
Eu parece-me que ninguém estA a sequer a pensar no tremendo problema que aqui se esta a formar. Como podem pensar?? Não ha tempo! Mas esta bolha, como qualquer bolha, vai rebentar. E vai ser uma coisa feia.

1 comentário:

AD disse...

Isto é tudo tão verdade!!