sexta-feira, 12 de maio de 2017

Fica desde já aqui escrito

Cá para mim esta aproximação entre o Porto e o Sporting é uma forma airosa, para todas as partes envolvidas, de preparar a transferência de Jorge Jesus de Alvalade para o Dragão.

PS- para mim a lógica é a seguinte. Jorge Jesus já percebeu que para ser campeão em Portugal, só o pode ser no Porto ou no Benfica (como nota de rodapé, acho que ele um dia vai querer regressar, para resolver o diferendo e para restaurar o seu lugar na história do clube).

Sendo assim, JJ deve querer saír do Sporting. Ao mesmo tempo, Pinto da Costa quererá um novo treinador caso o FCP não seja campeão. De preferência um treinador que conheça bem o rival, um homem autoritário. Alguém que ele quer para treinador do Porto há muitos anos. Jorge Jesus. Agora é a altura de o contratar, mas ele tem mais 2 anos de contrato. Está fora de causa indemnizar o Sporting desse valor (14 milhões de euros, se a memória não me falha).

Bruno de Carvalho também quer pôr JJ fora. JJ neste momento é um foco de tensão para Bruno de Carvalho. Jesus reclama mais poder e Bruno de Carvalho quer retirar-lhe ainda mais poder. Se isso for para a frente, JJ faz apenas os serviços mínimos e espera que o despeçam... Se JJ receber mais poder, isso esvazia o poder do presidente do Sporting. Como é que Bruno de Carvalho pode ter uma saída airosa no meio disto tudo?

Ele sabe que PdC pretende JJ. Agora é o momento. BdC pouparia assim muito dinheiro. O problema é que Bruno de Carvalho não pode dar parte de fraco. No caso de Marco Silva e Leonardo Jardim (esses "fracos" treinadores que Bruno de Carvalho dispensou...) ele colocou cláusulas anti-rival no contrato de rescisão. Ora, como justificar que não as coloque agora em caso de saída de Jesus? Para as colocar, ele teria de pagar (e bem!) a Jesus. Não pagando... a ausência de cláusula só faz sentido se o clube em causa, a poder vir buscar o treinador, for um clube relativamente ao qual não haja litígio! Por isso (para além da aliança anti-rival comum) faz todo o sentido o reatar de relações entre SCP e FCP (leia-se entre BdC e PdC).

Assim, como clubes com relações normais, a eventual saída de JJ do SCP para o FCP é uma mera transferência, acordada pelas 3 partes. Não há litígios, não há processos, não há pirraças (como no caso da saída tempestuosa de JJ do SLB para o SCP). Há um acordo explícito ou implícito entre as 3 partes, que beneficia a todos. JJ vai para onde quer. O FCP contrata o treinador que quer. O SCP livra-se a custo zero do treinador que já não quer.

E o Benfica? O Benfica tenta garantir o título já amanhã. Para a seguir começar a preparar tranquilamente o ataque ao Penta.

2 comentários:

LC disse...

De Espírito Santo para Jesus. Upgrade?

LC disse...

Parece que JJ vai continuar de verde. Contrariado, E certo!!!