quarta-feira, 17 de maio de 2017

Reforços e dispensas do Sporting Clube de Portugal, parte 2


Esta é uma pretensão óbvia. Mesmo um jogador que jogue num clube campeão como o Benfica não pode fechar as portas a clubes como o Barcelona, por exemplo. Mas essa pretensão é tanto maior como esses jogadores já perceberam que, depois de serem Campeões da Europa, têm as suas carreiras a estagnar. Já foram Campeões (da Europa) e sabem que isso é quase impossível de acontecer no Sporting, ie serem Campeões de alguma coisa. Se é para não serem campeões, então que mudem de ares, evoluam na carreira noutro campeonato, a ganhar mais e tudo (o que é importante numa carreira de desgaste rápido como a de futebolista). Ao mudarem de equipa, pode ser que até possam voltar a ser campeões noutra liga.

Quanto ao último post de BdC (antes do seguinte, claro, daqui a uns meses... ele não conseguirá resistir!), aqui vão umas pérolas:
As plataformas continuam, para mim, a ser um modo de comunicação global privilegiado. Apesar disso, e depois de uma profunda análise, creio que chegou a hora de abandonar o Facebook.
Mais um revés para Mark Zuckerberg...
A minha vontade de proximidade com o universo leonino, acabou por ter um lado perverso que não pretendo ver aumentado. Tem a ver com o ultrapassar de fronteiras onde se confunde vontade de estar próximo com o ser incomodado, a toda a hora, com opiniões despropositadas e intromissões na vida pessoal.
Isto é uma confissão?
A cada mau resultado, e então se torno público o meu desagrado, lá vem a onda de apoio aos "meninos". Nas modalidades, sem ser o futebol, então é confrangedor... perdemos jogos e lá estão as bancadas a aplaudir os "seus meninos" e a acarinhá-los.
Ou seja, para o Presidente do Sporting, os atletas do Sporting são "meninos". Lindo.
Nos bons e maus momentos dizemos nós! E tem de ser assim. Mas não podemos ser só nós, dirigentes e adeptos, a sofrer. Neste Clube, treinadores e atletas têm como missão dar-nos bons momentos e evitar os maus. O seu direito é ter boas condições de trabalho e os ordenados em dia. O seu dever é ser profissionais, honrarem a nossa camisola, dignificarem o Clube, vencerem ou lutarem até à exaustão e terem sempre compromisso com os objectivos estabelecidos: ganhar, conquistando todos os títulos que disputam.
Claro que BdC ignora que do outro lado há outros clubes que têm objectivos iguais...
Não nos devemos esquecer do esforço herculeano, feito por esta Direcção, para realizar os maiores investimentos de sempre em todas as modalidades. Nem que seja só por isso, estes "meninos" têm que ser sempre homens e ganhar os seus jogos e conquistar títulos, sem desculpas, sem estar sempre a falar de arbitragens,
Ah, mas quem é que fala sempre das arbitragens???
sem usar adversidades inesperadas ou o azar, percebendo que têm de fazer muito mais, e que a massa adepta que apoia o Sporting CP merece a Glória e não apenas viver alegrias a "espaços", dada por quem tem a sorte e o privilégio de envergar a nossa camisola. 
O meu maior erro foi ainda não ter conseguido incutir nos adeptos esse sentimento de exigência constante,
porque será...?
esse sentimento de que ninguém faz favor de servir o Sporting CP, mas, pelo contrário, ou está disposto a "morrer" em cada embate ou não merece ser apoiado.
está com aspas, mas isto é inqualificável
Quando se aponta o dedo aos "meninos" é o "aqui d`el-rei". Credo! É o horror, o sacrilégio... Começam logo os opinadores leoninos: faça-o em privado, não confunda coisas, não é bem assim, etc. ... Tendo uma "alma pequena", não podemos exigir constantemente a grandeza e iremos continuar a viver com menos vitórias do que as que poderíamos ter e, ainda por cima, supostamente eu "teria" que ficar "agradecido" apenas por jogarem. Este tipo de raciocínio não é para mim. Não podemos ganhar sempre, mas temos sempre que honrar e dignificar a nossa camisola, com suor e, se for preciso, até à exaustão de cair para o lado, sem mais forças, no fim de cada jogo.
What?? Excuse me??? Caír para o lado, em déficit aeróbico, muscular, cardíaco???
E os jogos seguintes, os atletas não podem ser afectados por esse desgaste extremo?
Pelo menos nas derrotas temos de ver atletas físicamente de rastos.
Inqualificável.
As modalidades, como todos sabem uma das minhas paixões além do futebol, sei bem que são elas que nos permitem ser a maior potência desportiva nacional
mais um slogan de BdC
Mas isto tem de obrigar-nos a ter, sem medos nem receios, uma cultura de exigência diária para com todos os que servem este Clube. E assim o faço, a começar por mim próprio, mas devo aqui alertar que os adeptos foram muitas vezes, com toda a sua boa vontade e sentimento de defesa da sua "familia", um "entrave" pois, sem querer, foram enchendo egos e aceitando, ou dando mesmo, desculpas para os insucessos.
 A começar pelo Presidente, concordo com esta parte.
Ainda não consegui, em 4 anos, mudar completamente essa mentalidade.
Por que será???... Parece a anedota:
Ouve-se na rádio:
- Notícia de última hora: há um automobilista a circular em contra mão na autoestrada!
Diz para si mesmo um automobilista:
-  UM automobilista a circular em contra mão?? Milhares!
Não é neste jogo contra o Chaves que devemos terminar a época com apupos ou contestação.
Lá está ele a tentar calar os adeptos...
Devemos marcar presença e em força, mostrar o nosso apoio sem igual e, com isso, deixar uma mensagem inequivoca a mim Presidente, restantes dirigentes, equipas técnicas e atletas de que, o próximo ano, continuará a ser de grande apoio mas de tolerância zero.
Tenho a sensação de que já ouvi isto no ano passado... e no anterior...
Queremos e merecemos ser campeões,
Porque merecem?
Já o disse e repito, não existe margem para mais erros. Assim, só quem perceber a grandeza deste Clube, tiver alma de campeão, de combatente e de compromisso se manterá neste projecto.
 E acaba BdC o seu post com a sugestão velada que se irá demitir para o ano.

1 comentário:

LC disse...

realmente, nao havera alguem que ofereca um espelho ao BdC??