sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Mais uma medida de ambito estritamente d€$portivo da bU€fa

A UEFA anunciou esta manhã que os quatro maiores campeonatos da Europa vão ter quatro equipas com acesso direto à fase de grupos da liga milionária.

Pode ser coincidência, mas sempre que há medidas tomadas pelas bUefa relativamente à Liga dos Campeões, parece que há um objectivo claro de excluír países como Portugal, ou até mesmo excluír Portugal, especificamente. Aquelas mentes não entendem como é que Portugal, um país do tamanho da Bélgica e Holanda e Suécia, que são países ricos, consegue ter tanto sucesso no futebol (sendo que depois nos Jogos Olímpicos tem um desempenho relativamente fraco). Eles não entendem isso.

Chamou à atenção há uns anos o facto de Benfica e Porto estarem os 2 no pote 1 da Champions. Isso era chocante, pois os Arsenulls e os Valenadências e os Parises sans Titulans desta Europa do Futebol acabavam no pote 2. E não era só isso. Como era possível Portugal ter 2 equipas nesse pote e outros países dos Big 4 (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália) não terem?? Vai daí mudaram as regras e agora no pote 1 aparecem os campeões dos 8 melhores campeonatos. Toma lá Portugal.

E agora isto. A linha é traçada precisamente ao nível daquilo que Portugal não consegue razoavelmente atingir (mas um dia tramam-se, pois Portugal já esteve no 4º lugar, à frente da Itália; brevemente mas esteve). O 4º classificado da Alemanha ou da Itália é mesmo mesmo melhor que o 2º lugar da França ou de Portugal? Essa medida vai ajudar a desenvolver o futebol por exº na Bélgica, Holanda, Suécia, Portugal, ou vai ainda mais afastá-los? A bUefa está interessada em defender a competitividade do futebol no Continente, ou apenas em enriquecer os clubes grandes dos países que já são bem sucedidos?

Onde é que isto acaba? Para quando 6 equipas desses campeonatos com entrada directa na fase de grupos da Champions? Ou 8, com um desses países a dar 7? Isso abriria 1 vaga para que os demais países fizessem um torneio com fases de grupos e eliminatórias para apurar essa vaga....

PS- ah, noutro jornal online estava lá este detalhe:
A UEFA acrescentou ainda que os prémios monetários «vão aumentar significativamente para a Liga dos Campeões e Liga Europa», prevendo também remodelar os coeficientes de cálculo das pontuações para o ranking.
Deixem-me adivinhar. Vão tirar peso à Liga Europa, para que clubes tais como os clubes portugueses não acumulem pontos incómodos no dito ranking...

2 comentários:

LC disse...

No site da Uefa:
> We care about football.
> UEFA's mission is to promote, protect and develop European football at every level of the game, to promote the principles of unity and solidarity, and to deal with all questions relating to European football.
> It is an association of associations, a representative democracy, and is the umbrella organisation for 55 national football associations across Europe. Its objectives are, among other things, to deal with all questions relating to European football, to promote football in a spirit of unity, solidarity, peace, understanding and fair play, without any discrimination on the part of politics, race, religion, gender or any other reason, to safeguard the values of European football, maintain relations with all stakeholders involved in European football, and support and safeguard its member associations for the overall well-being of the European game.
-------------
Estas novas regras são uma clara violação dos princípios e da missão da uefa. A FPF deveria impugnar estas regras e se tal não for possível, a FPF deveria levar a Uefa a tribunal.
------------
Mais uma vez, with the odds we have, quando uma equipa Portuguesa ganha, o feito E menosprezado, mesmo tendo em conta a ja reduzidas probabilidades de tal acontecer. Quando ganha uma equipa espanhola, o feito E enaltecido em proporções galácticas, sem nunca ninguém pensar que os espanhóis tEm melhores (muito melhores) probabilidades de verem uma equipa sua ganhar. E como se as probabilidades de os espanhóis, italianos, alemães, e ingleses não fossem suficientes, bora la aumentar isso por um factor de 33%. E reduzir as de Portugal e outros países.
.
O sistema actual permitiu, via probabilidades acrescidas e não so, que os 4 primeiros países reforçassem a sua posição no ranking ... e o futuro sistema ira fortalecer essas posições de dominio ainda mais. E quanto mais dominante forem as suas posições nesses rankings, mais esses países irão exigir que mais das suas equipas tenham entrada directa. Daqui a uma década, havemos de ver a espanha e a inglaterra e talvez a alemanha e a italia a qualificar diretamente as primeiros 5 equipas dos respectivos campeonatos. E por ai fora ...
.
A serio, FPF, processem esses gajos!!!!! Eles tao em clara violação da sua missão.

LC disse...

So para dar uma ajudinha adicional aos espanhóis e italianos, porque E que a Uefa não exige que:
- para participar na Champions, uma equipa tenha pelo menos um orçamento de 100 milhões de euros.
- equipas portuguesas e tal joguem apenas jogos em casa, e com apenas 9 jogadores em campo, e com direito a apenas 1 substituição.
?
Como somos pobres, isso faz sentido! Afinal, somos tao pobres que se calhar não podemos viajar ate espanha ou italia, e se calhar não temos dinheiro suficiente para termos um plantel (de qualidade europeia!!!) completo e um numero de jogadores no banco suficiente para fazer 3 substituições.
.
E ca uma lata. Afunilam o dinheiro todo para os países ricos e depois gostam quando países pequenos investem rios de dinheiro públicos para organizarem campeonatos da europa. Sao ca uns sacanas!!!!! E o pior são os politicos que caem nessa. Se so gostam da alemanha, inglaterra, italia e espanha, entao facam a porcaria dos campeonatos da europa apenas e so nesses países!!!! Ricos!!!