segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Coisas que uma pessoa descobre

Fui ontem ver o derbi Benfica-Sporting. Foi uma vitória espectacular e foi um Vitória espectacular, a anular a táctica de JJ.

Mas este post é mais sobre os adeptos do Sporting e para o facto de afinal não estarem nem sequer de acordo com a pronúncia do nome do seu próprio clube. E não, não falo da embirração (aka complexo de inferioridade) quando algum estrangeiro diz "Sporting Lisbon"... "OHHH, it's Sporting Portugal", dizem eles todos irritados.

Sim, está bem, o clube é de Portugal (tal como o Benfica, aliás), é um clube com uma forte base nacional (tal como o Benfica; aliás, o Benfica tem uma base nacional inegávelmente mais forte) e muito eclético (tal como o Benfica). Ninguém põe isso em causa. Como também se sabe que tem sede em Lisboa (tal como o Benfica).

Assim como temos o Vitória Futebol Clube e dizemos Vitória de Setúbal, assim como temos o Vitória Sport Clube e dizemos Vitória de Guimarães, e dizemos o nome da cidede (que não está no nome oficial do clube) para os distinguir.... da mesma forma existe o Sporting de Gijon, e na mesma linha para um estrangeiro há o Sporting de Lisboa. É apenas um descritivo, não é necessariamente um desconhecimento ou menorização do nome do clube.

No caso do Benfica, também por vezes os alemães por exº dizem Benfica Lissabon e está tudo bem. Aliás o Benfica TEM Lisboa no nome. Se não dizem Benfica Lisbon mais vezes é porque reconhecem que o nome do clube, Benfica, não só é único, como é mesmo muito conhecido. Não é preciso dizer Juventus de Turim. Mesmo havendo o Torino, basta dizer Juventus e já sabemos de que clube se trata. Como no caso do Benfica. Mas no caso do Sporting não, há o Sporting Gijon, o Sporting Kansas City. É preciso explicitar e neste caso para um estrangeiro, visto que os clubes se identificam com as cidades e não com os países, é mais que lógico dizer Sporting Lisbon.
Mas não era bem sobre isto que eu queria falar. Para mim Sporting diz-se "Spór-ting" com a tónica na 1ª sílaba. Assim como se diz sempre "Ben-fí-ca", com a tónica na 2ª sílaba. Mas ontem apercebi-me que os adeptos do Sporting quando apoiam a sua equipa não dizem "Spór-ting", mas sim "Spor-tíngue". Oiça-se isso neste video (referente à ida, claro...) para o estádio:
https://youtu.be/CXOkw8EkBlg?t=14

Sem comentários: