quinta-feira, 14 de julho de 2016

Notas finais sobre o Euro, parte 1

Nem sei por onde começar. Portugal mereceu estar na final?
O selecionador francês de futebol, Didier Deschamps, afirmou hoje que Portugal tem "legitimidade" para ambicionar conquistar o Euro2016 e frisou que "não foi por acaso" que a seleção portuguesa chegou à final de domingo."A equipa de Portugal tem muita qualidade e não chegou aqui por acaso. Apesar de ter enfrentado algumas dificuldades no início, ultrapassou todas as etapas e está na final", começou por dizer.
Ok, essa parte está coberta. Portugal mereceu estar na Final? Sim. Foi ultrapassando todas as etapas até à final, sem golos ilegais nem jogadas estranhas.

E quanto ao jogo da Final? A França como esperado começou a atacar, mais com base no poderio físico do que num especial talento técnico ou táctico. Portugal sabia que tinha de conter esse ímpeto inicial. Já vimos todos centenas de jogos iguais. Esse aliás é o filme habitual dum jogo em que uma equipa joga em casa. Sim, que esta final não foi em campo neutro.

Depois dá-se a lesão inenarrável de Cristiano Ronaldo. Eu queria ver se fosse Pepe a lesionar Pogba ou Nani a lesionar Griezmann! Os portugueses podiam ter entrado em pânico mas pelo contrário, reforçaram a organização táctica da equipa.

Patrício faz duas ou três excelentes defesas. Deve Portugal pedir desculpa? O guarda-redes não é parte do jogo? E Portugal não teve chances, também? Lloris teve de se aplicar 2 vezes na mesma jogada... Griezmann falhou um cabeçeamento à beira da baliza. Deve Portugal sentir-se culpado por isso? Gignac atirou a bola ao poste. Portugal teve sorte. E então, foi a 1a vez num jogo de futebol que a bola foi ao poste? E a França, na meia final com a Alemanha, não teve sorte? A França com a Alemanha, não jogou no erro do adversário? A Alemanha dominou o jogo!! A França beneficiou duma jogada que os adeptos alemães sempre podem contestar, por achar que Schweinsteiger jogou a bola de forma não intencional, com a mão. E aquele ressalto das mãos de Neuer? Muito raro, com aquele guarda-redes.

Sem comentários: