quinta-feira, 14 de julho de 2016

Notas finais sobre o Euro, parte 4

Ah e tal, Portugal teve um caminho fácil para a Final... A sério? Foi mesmo? Croácia, Polónia são selecções fáceis? A Croácia não tinha equipa para vencer o Euro??

Mas quem é que teve um grupo fácil? Na fase de grupos: será que a Roménia (que ainda assustou!, e que a França só conseguiu vencer ao caír do pano), a Suíça (jogo chatíssimo) ou a Albânia são potências do futebol mundial? E a seguir, a Irlanda e a Islândia, são potências do futebol mundial? Pronto, nas meias-finais apanharam a Alemanha e não lhes ganhavam há décadas (sounds déja vú) e adoptaram uma táctica defensiva e ganharam o jogo e passaram à final.

Portugal jogou um jogo chato? Qual o jogo mais espectacular deste Europeu? Não terá sido o Portugal 3 - Hungria 3?? No Portugal 2 - País de Gales 0, Portugal não demonstrou poderio atacante? Na 2a parte marcaram 2 golos mas poderiam ter marcado mais, com um pouco mais de sorte.

No desporto americano o acesso aos playoffs não é igual; as equipas estão divididas por conferências. O vencedor de cada Divisão, dentro de cada Conferência, passa aos playoffs, mesmo que noutras conferências existam equipas melhor classificadas. Por isso, é comum uma equipa com um registo 9-7 (vit./derr.) ir aos playoffs e outra, com registo 11-5 não ir. Porquê? Porque a 1a ganhou a sua Divisão e a 2a não. Há discussões acerca disso? Há, mas alguém duvida da legitimidade desse sistema? Aliás, os treinadores jogam com esse sistema. Os jogos dentro duma divisão são muito mais decisivos que jogos inter-divisões e assim é natural que eles façam uma gestão do plantel levando isso em conta. Depois se essa tal equipa 9-7 progride até à final, ela é insultada como não merecendo estar lá? Pelo contrário, normalmente é elogiada por conseguir ultrapassar as contrariedades do início da época. E se ganhar a Superbowl, mesmo que tenham havido vitórias anteriores em overtime, alguém duvida do mérito? Os playoffs são um novo campeonato, e quem passar aquele número de obstáculos até ao jogo final, inclusive, é a equipa que merece. Será estatísticamente a melhor equipa? Para tirar isso a limpo, em alguns desportos com menor carga física, a final é feita à melhor de 7 partidas; mesmo assim, o título pode-se resumir a um lançamento que bate no cesto e em que a bola fica ali a saltitar caindo para... (dentro/fora). Querem isso para o futebol? A partir de agora a final do Campeonato da Europa de Futebol joga-se à melhor de 5 partidas! É isso que querem? Será isso que estão a pedir os franceses com a sua petição para repetir a partida da Final?

1 comentário:

LC disse...

Quando o Barcelona ou o Real Madrid ou o Bayern ou o Manchester United ou o Milan ou o Liverpool ganham a liga dos campeoes, toda a imprensa europeia faz venia ao tremendo feito!!! Mas quando o FCP ganhou em 2004 ... essa mesma imprensa fez pouco caso ... ah e tal, nesse ano, 2004, a liga dos campeoes foi um pouco fraca, as grandes equipas estiveram todas mal ... Desde que seja uma equipa portuguesa a ganhar, sabe-se que o desdem vem logo a seguir.
.
Veja-se por exemplo:
https://www.quora.com/How-did-FC-Porto-win-the-2004-Champions-League
.