sábado, 2 de julho de 2016

O enredo em torno de CR7 que parece que ninguém fala

As pessoas ainda não se aperceberam que parte dos problemas de CR7 neste Europeu são físicos (pode ter uma daquelas lesões que dão dores mas que não impedem a competição; mas se não for isso, o que é certo é que os preparadores físicos do Real Madrid não projectam o pico de forma deste atleta para Junho/Julho), mas essencialmente do foro emocional. Ele sabe que para ganhar mais uma Bola de Ouro e não deixar Messi descolar, Portugal tem de ter um bom desempenho. Então acho que as performances dele estão eivadas da daquela ansiedade e daquela necessidade de mostrar serviço.

Europeu a par de Copa América... eis um paralelo pouco explorado pelos media. Com as boas exibições de Messi, acho que Cristiano Ronaldo começou a sentir alguma pressão e necessidade de igualar o protagonismo (como normalmente sucede nos duelos Barça - Real, quando por exº o Barça joga ao sábado e o Real ao domingo) mas as coisas não lhe estavam a saír. Até que na véspera da final da Copa América, CR7 faz uma boa exibição. E depois Messi tem mais uma final em que não consegue ser factor decisivo. E depois falha um penalti.

De volta a CR7. Começa a fase a eliminar e encontra um colega, Modric. No final CR7 não festeja muito, por causa da tristeza "do seu irmão Modric". Ou seja, para Cristiano Ronaldo, o Real continua na sua cabeça e suplantar um colega que também é estrela foi para si fundamental (só que não o quis demonstrar... e não quis hipotecar uma lealdade futura).

Depois com a Polónia o espectro de Messi outra vez e... agora tinha de ser ele a marcar o 1º penalti. Pode dizer-se: é porque falhou um contra a Áustria. Talvez. Mas o hábito dele era marcar o último, como sucedeu na Champions e como iria suceder contra a Espanha em 2012. Mas avançou ele devido, estou convencido, ao paralelo falhanço de Messi.

Agora com Gales, não é somente o apuramento para a final que estará na sua mente, mas a sua afirmação como estrela máxima do Real Madrid. Sim, porque Bale é a sua principal ameaça nesse capítulo e embora as coisas estejam melhores, nota-se sempre uma certa frieza entre eles. No passado, nem um nem outro passavam a bola ao colega, em especial em situações de golo. CR7 vai querer provar que ainda é o jogador mais importante do Real. O apuramento também é importante, mas na cabeça de CR7, na 4a em vez dum Portugales, vai ser um embate Cristiano Ronaldo contra Bale. E esta 2a formulação claro que vai ser o ângulo escolhido pela imprensa espanhola.

1 comentário:

gRingo eStar disse...

Eu recuso-me a falar disto!